Curso do Adwords

Estratégia de Marketing Eficiente

Quando se trata de marketing, a maioria das empresas procuram obter o maior número de clientes ao menor custo possível. Em uma atitude desesperada, procuram minimizar o CPA (Custo Por Aquisição). Acredite ou não, essa não é a estratégia mais lucrativa!

– Claro que é Fernando! Onde já se viu falar que o maior número de clientes ao menor custo possível, não é a melhor estratégia? Você só pode estar ficando louco…

Calma, vou chegar lá!

Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que os consumidores (clientes) são diferentes. Os consumidores possuem hábitos e costumes diferentes. Alguns são mais ricos. uns são mais fiéis e outros são mais influenciadores. Em outras palavras, alguns consumidores são mais valiosos do que outros.

Você já ouviu falar de CLV?

– Não, o que é isso?

CLV é a sigla abreviada em inglês para Customer Life-time Value, que significa o valor do ciclo de vida de um consumidor, ou seja, é o valor de quanto um determinado consumidor vai gerar ao longo de sua vida para uma determinada loja ou empresa.

Às vezes compensa gastar mais para adquirir os clientes que são mais valiosos para a sua empresa. E consumidores valiosos se encontram em locais diferentes de consumidores menos valiosos. Tudo vai depender da sua estratégia de marketing, e onde você está pensando em alocar seus recursos para a captação de clientes. Suponha 2 estratégias de marketing diferentes (A e B):

A – Você adquire 100 clientes ao custo de R$20000.

B – Você adquire 50 clientes ao custo de R$25000.

Olhando esses números, temos a tendência incondicional de pensar que a estratégia A é mais eficiente. Isso é porque estamos pensando apenas em minimizar o CPA, obter o maior número de clientes ao menor custo possível.

Agora vamos imaginar que na estratégia A, ao longo da história, cada cliente gastou em média R$1500 enquanto que na estratégia B cada cliente gastou em média R$3500.

Estratégia A à Receita = R$1500 x 100 = R$150.000

Custo = R$20.000

Lucro = R$130.000

Estratégia B à Receita = R$3500 x 50 = R$175.000

Custo = R$25.000

Lucro = R$150.000

– Mas por que isso acontece, Fernando?

Porque simplesmente alguns consumidores são mais valiosos do que outros. Quando você foca apenas no custo por aquisição (CPA), você está desconsiderando que os clientes são diferentes.

  1. Uns são mais ricos e estarão dispostos a gastar mais em sua loja ou empresa do que outras pessoas.
  2. Uns são mais fiéis, e após a primeira compra, continuarão a comprar seus produtos ou serviços por um longo tempo.
  3. Uns são mais influenciadores, e conseguirão atrair outros potenciais clientes à sua loja ou empresa.

 

– Bom, realmente é verdade! Nem sempre minimizar o CPA é a melhor estratégia. Mas como é que eu vou saber quem são os clientes mais valiosos?”.

Isto não é fácil! Vai levar um tempo e depende de muitos dados estatísticos.

Após ter uma boa arquitetura de informação, você deve identificar quem são os clientes que geram mais receita para a sua empresa e dividi-los em grupos com base no CLV. Vários fatores devem ser considerados nesta divisão (Idade, gênero, classe social, localização geográfica, escolaridade, estado civil, profissão, gostos, preferências, etc.).

Depois de conhecer detalhadamente cada grupo de seu público alvo, é preciso descobrir onde se encontram e quais estratégias de marketing são mais eficientes para cada grupo.

Sempre que realizar uma estratégia de marketing, você deve anotar o número de clientes adquiridos, custo total, média de receita gerada, lista de produtos vendidos, época do ano e canal de divulgação em que a estratégia foi tomada, CPA (custo por aquisição), e qualquer outra informação que seja relevante. Dessa forma, cada vez mais saberá as estratégias que mais geram resultados e como utilizá-las da melhor maneira.

Portanto, ao realizar suas estratégias de marketing, pense em adquirir os consumidores mais valiosos, com o maior CLV, dado o custo de sua aquisição (CPA).

Claro que em cada mercado, os resultados são diferentes. Porém, segundos estudos, na média cada canal de divulgação no marketing digital têm diferentes CLVs.

Confira o banner abaixo e entenda quais são os melhores canais para a divulgação.

CLV marketing digital

Analisando o gráfico, percebe-se que os clientes mais valiosos, que possuem maiores CLV’s são adquiridos pela busca orgânica (SEO) e através do CPC que são os links patrocinados como o caso do Adwords.

 

 

 

 

29 de julho de 2015

0Respostas em Estratégia de Marketing Eficiente"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

logo-curso-pb

COPYRIGHT @2015 | FERNANDO FAIRBANKS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.